Prebióticos e Probióticos na rotina de skincare? Sim!

Foto de uma mulher negra pós banho, vestindo um roupão branco e com uma tolha branca nos cabelos passando um creme no rosto. Escrito em branco, no meio da imagem, lê-se “prebióticos & skincare”.

Bastante presentes em nossa vida e muito importantes para o nosso corpo, os prebióticos e probióticos nem sempre são lembrados em nosso dia a dia.

Conhecidos como “bactérias do bem”, eles ajudam com nossa flora intestinal e muitas vezes os associamos àquelas bebidas lácteas fermentadas da infância, se lembra? 

Os nomes parecidos na verdade traduzem sua complementaridade, já que os alimentos prebióticos e probióticos trabalham juntos em uma função fundamental para nosso corpo.

Mas sabia que eles também podem turbinar a sua rotina de skincare? Pois é! Agora, muitas marcas de beleza estão apostando em produtos para o rosto com prebióticos e probióticos como principais ativos em suas fórmulas.

Continue com a gente, aprenda mais sobre seus benefícios e conheça alguns dos nossos produtos favoritos aqui na Slow Beauty com prebióticos e probióticos!

Probióticos – Cultura do bem!

Ilustração de várias bactérias probióticas em cores fantasia.
Nem toda bactéria é ruim! Existem milhares de microorganismos que cuidam do nosso corpo e são bastante importantes para seu bom funcionamento.

Já falamos sobre as bebidas lácteas fermentadas, aquelas lá da nossa infância que faziam muito sucesso e que eram feitas com lactobacilos. Esses lactobacilos, por exemplo, são probióticos!

O que são probióticos e para que servem?

Os probióticos são microorganismos benéficos para o funcionamento do nosso sistema gastrointestinal. São bactérias saudáveis que cuidam da flora intestinal de forma geral e garantem seu bem estar. 

Essas bactérias se encontram naturalmente em diversos alimentos e muitas vezes se desenvolvem em açúcares e fibras.

Ajudando no equilíbrio da microbiota intestinal, os probióticos protegem o intestino de microorganismos maléficos, formando uma forte barreira e evitando doenças e infecções.

Além disso, aumentam a absorção de alguns nutrientes essenciais, facilitam a digestão de proteínas, fortalecem o sistema imunológico e regulam o trânsito intestinal.

Alimentos probióticos

Para conseguir aproveitar esses benefícios, o ideal é acrescentar alguns desses alimentos em suas refeições no dia a dia, de forma moderada e em quantidades adequadas.

Os probióticos estão presentes em: 

  • Leite fermentado;
  • Iogurte natural;
  • Queijo cottage e kefir;
  • Chicória;
  • Kombucha; 
  • Chucrute;
  • Pães com fermentação natural;
  • Kimchi;
  • Alcachofra.

Muitos dos alimentos fermentados contem probióticos, mas é importante prestar atenção em sua fabricação e notar se não houve o processo de pasteurização, pois esse elimina todos os microorganismos do produto, até mesmo os bons.

Prebióticos – Saúde das bactérias!

Foto de uma mesa com vários alimentos coloridos, alguns em cumbucas, outros em pratos ou na mesa.
Balanceando alimentos probióticos e prebióticos cuida-se do funcionamento do intestino.

Se os probióticos são essas bactérias do bem que cuidam do nosso estômago e intestino, então o que são os prebióticos?

O que são os prebióticos e para que servem?

Os prebióticos são carboidratos e fibras de origem vegetal, que não são digeridos por nosso corpo e servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino.

Ao ingerirmos alimentos ricos em prebióticos, essas partes que não conseguimos digerir ajudam no desenvolvimento e proliferação dos microorganismos do bem presentes na nossa microbiota intestinal.

Eles são responsáveis por diminuir a presença de bactérias tóxicas, garantindo uma manutenção da flora intestinal e cuidando de momentos de constipação e diarreia. 

Os prebióticos também podem ter papel no controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue, sendo de forma geral, ótimo para a saúde do nosso corpo.

Alimentos prebióticos

Os prebióticos são encontrados mais facilmente na casca de alimentos de origem vegetal e suas fibras podem ter vários nomes, como inulina, pectina, lignina e frutooligossacarídeos (FOS).

É possível encontrar os prebióticos em alimentos como:

  • Tomate;
  • Cebola;
  • Banana;
  • Trigo;
  • Aveia;
  • Gergelim;
  • Linhaça;
  • Soja;
  • Feijão;
  • Alho;
  • Aspargos.

Assim como os probióticos, também encontramos prebióticos em suplementos alimentares, isolados em cápsulas ou pó.

Probióticos e prebióticos – uma dupla infalível

Os probióticos e prebióticos trazem muitos benefícios para o nosso corpo e ajudam nosso sistema gastrointestinal de diversas formas, por isso, devem estar presentes em nossa alimentação.

Trabalhando juntos em manter nosso organismo saudável e funcionando bem, essa dupla infalível deve ser consumida em conjunto e em quantidades adequadas, cuidando para que não haja também nenhuma sobrecarga.

Os alimentos ricos em probióticos e prebióticos, em sua grande maioria, já fazem parte de uma dieta saudável e variada, mas caso sinta que é preciso aumentar a quantidade ingerida, é sempre recomendado que tenha um acompanhamento nutricional profissional.

Bactérias no skincare?

Em um fundo rosa claro e acinzentado, uma mulher asiática de cabelos lisos e compridos está com o rosto de perfil e passando creme com as mãos.
Pode parecer estranho, mas produtos com ativos prebióticos e probióticos podem turbinar a sua rotina de cuidados com a pele!

Ok, os probióticos e prebióticos são ótimos aliados para a saúde do intestino e trazem diversos outros benefícios para o corpo, mas o que eles podem ter a ver com a pele?

Simples, nossa pele também tem uma microflora bacteriana própria que serve para proteger de microorganismos maléficos e é possível cuidar dela do mesmo jeito que cuidamos da microbiota intestinal.

Essa colônia de bactérias saudáveis que vive em nossa pele é bastante importante e diversa. São vários os tipos de organismos que existem para proteger da proliferação de infecções, inflamações e também ajudar na absorção de nutrientes essenciais.

Utilizando produtos com prebióticos e probióticos na rotina de skincare, é possível manter essa barreira bacteriana cutânea em equilíbrio e se beneficiar dos seus ativos naturais.

Alguns estudos mostram que existem probióticos específicos que são capazes de auxiliar na produção de ceramidas, um lipídio fundamental para a reconstrução da pele. Outros, ajudam a regular a produção de sebo e óleo, diminuem a vermelhidão e gravidade de manchas e podem até inibir a erupção de acne.

Dê um up na rotina de skincare

Todos os tipos de pele podem encontrar produtos com prebióticos e probióticos que incrementem sua rotina de skincare perfeitamente, principalmente as mais secas e sensíveis

Além de terem ativos ótimos para os problemas que muitas vezes surgem com essas condições, a grande maioria desses dermocosméticos também não possui substâncias reativas que podem trazer alergias ou reações mais incômodas.

Gostou da ideia de ter prebióticos e probióticos na sua rotina de skincare? Conheça alguns dos nossos produtos favoritos aqui na Slow!

Rochas Espuma Demaquilante

Foto do produto em um fundo azul claro e vivo, sendo segurado na mão.
Prático e multifuncional, a Espuma Demaquilante de Limpeza Profunda Rochás tem em sua composição prebióticos que ativam a defesa natural da pele.

Como primeiro passo dessa rotina de cuidados com a pele temos a limpeza e podemos garantir que você vai gostar da Espuma Demaquilante de Limpeza Profunda Rochás da Quintal Cosméticos!

Livre de álcool e lauril, ela limpa profundamente sem ressecar e é super prática, pois são três produtos em um: sabonete, demaquilante e tônico.

Os ativos de chá verde, extrato de anis e micro argila bege combatem os radicais livres que agem no envelhecimento da pele e atuam na remoção de impurezas, resíduos de maquiagem e poluição.

E com a composição de prebióticos e chá de boldo, o produto também ativa a defesa natural da pele contra microorganismos ruins.

Sérum Iluminador Natural Hidratante Luminous Skin Drops Rosé

Na rotina de cuidados, o sérum faz o papel de tratamento da pele e o Sérum Skin Drops Rosé da CARE Natural Beauty é um dos nossos favoritos!

Ideal para quem busca uma pele radiante e instantaneamente renovada e iluminada, ele é composto por ativos botânicos de rosa mosqueta, vitamina E, esqualano, ácido hialurônico, argila branca e rosa, lavanda e alecrim.

Promovendo uma uniformização da pele pela presença de probióticos, este sérum é essencial para um glow natural!

Bruma Restauradora Energizante

Foto da Bruma Restauradora Energizante que traz em sua composição prebióticos.
Essa Bruma Restauradora Energizante é perfeita para renovar o viço da pele instantaneamente.

Se você está procurando um produto multifuncional que vai entregar um viço imediato para sua pele, vai adorar a Bruma Restauradora Energizante da Quintal Cosméticos!

Rica em vitamina C, ela combate os radicais livres e ativa a luminosidade natural desde a primeira aplicação – em segundos – e tem seu efeito intensificado conforme for usando.

A Bruma atua como um tratamento especial que blinda a pele das agressões do dia a dia, como o clima, poluição, maquiagem e até mesmo a radiação de telas RBG. Tem um efeito calmante, restaurador e equilibra as defesas naturais da pele, fortalecendo a microbiota.

E se você gostou desse conteúdo, leia mais sobre beleza e saúde em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *