Conheça os tipos de olheiras e saiba como tratá-las

Os olhos são as primeiras coisas que as pessoas notam no rosto da outra. Por conta disso, para muitas pessoas, ter olheiras escuras e proeminentes é uma causa de insegurança e descontentamento. Mas, você sabia que existem vários tipos de olheiras e que é possível tratá-las?

Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre olheiras, desde as causas da sua formação, até o tratamento mais adequado.

Saiba quais são os 4 tipos de olheiras e suas causas

Para considerar o melhor e mais eficaz tratamento contra olheiras, é necessário entender qual o tipo de olheira que a pessoa apresenta, assim como suas principais causas.

olheiras
Olheiras são formações naturais no corpo humano, causadas pela grande concentração de vasos sanguíneos ou de melanina na pálpebra inferior do olho. | Foto: Freepik.

Olheira vascular

A olheira vascular é a olheira que muitos chamam de “olheira de cansaço”, pois muitas pessoas que estão com esse tipo de olheira proeminente estão em uma rotina de estresse ou de pouco sono. 

Esse tipo de olheira é de cor arroxeada, por conta da concentração de muitos vasos sanguíneos nessa parte inferior do olho. Assim, com a má circulação sanguínea, há também uma concentração de edema e hemoglobina. 

Além da coloração arroxeada ou azulada, a olheira vascular também pode causar inchaço nos olhos. Esse tipo de olheira tem como tratamento mais indicado os clareadores e o tratamento a laser.

Olheira pigmentar

O tipo de olheira pigmentar, diferentemente da olheira vascular, possui uma cor acastanhada, principalmente pela concentração de melanina, proteína responsável por pigmentar a pele.

De modo geral, a olheira pigmentar ocorre por fatores genéticos, por fatores hormonais e também pela exposição do sol em excesso. Esse tipo de olheira também é comum em pessoas que passam por um processo pós-inflamatório.

Nesse caso, o tratamento mais recomendado e também o mais eficaz é cremes clareadores e tratamento a laser. Como prevenção, é indicado o uso constante de protetor solar.

Olheira mista

A olheira mista é o tipo de olheira mais comum. Como o próprio nome já diz, a olheira mista ocorre quando há a combinação de diferentes fatores que causam essa condição. 

Geralmente, cada pessoa apresenta uma soma de causas diferentes para ter olheiras proeminentes. Seja a combinação de hereditariedade e cansaço, questão hormonal e estresse, somado ou não com a exposição ao sol.

Além disso, uma causa para olheiras mista importante de ser mencionada são os fatores externos, como tabagismo, álcool e falta de sono.

Olheira estrutural

A olheira estrutural, também conhecida como “olheira falsa”, é um tipo de olheira natural da pessoa. Por conta de genética ou de sua própria formação, a pessoa com olheira estrutural possui olhos mais fundos, com goteira lacrimal profunda ou com poucos tecidos abaixo dos olhos, o que contribui para a formação de uma sombra na pálpebra inferior. Essa sombra pode dar a mesma ilusão de olheiras intensificadas por fatores externos.

Como tratamento, a forma mais indicada é o preenchimento com ácido hialurônico.

Tratamentos

Agora que já foi explicado os diversos tipos de olheira, é necessário aprofundar mais sobre os tipos de tratamentos. Afinal, como tirar olheiras?

Ao seguir esses tratamentos, é possível amenizar a coloração e intensidade das olheiras de forma definitiva.

Hábitos saudáveis

Sem dúvida, ter hábitos saudáveis é um dos principais tratamentos e prevenções. Isso porque muitos casos de olheiras proeminentes acontecem por fatores externos que podem ser evitados.

Olheiras são, por senso comum, sinônimo de cansaço: e não é sem motivo! O cansaço, estresse, insônia e choro são causas frequentes para o aparecimento de olheiras fundas e escuras. Isso acontece porque, nessas condições, o corpo libera substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos.

Manter uma rotina com descansos e com uma boa higiene do sono pode ser uma ótima prevenção contra olheiras. Além disso, evitar a exposição solar excessiva, usar protetor solar, evitar álcool e tabagismo, tirar a maquiagem antes de dormir e ter um bom cuidado com a pele são fatores importantes para quem não gosta de ter olheiras.

Corretivos e cremes

Corretivos e cremes para olheiras é outro tratamento muito eficaz, e um dos mais utilizados. Vários cosméticos ajudam bastante a amenizar as olheiras, principalmente as olheiras vasculares, pois ativa a circulação e deixa o tom da pele mais suave e uniforme.

Vale consultar-se com um dermatologista antes de encontrar o melhor corretivo e creme para seu tipo de pele.

Laser

O tratamento a laser é outro muito utilizado para quem se incomoda com olheiras. Essa é uma das formas mais eficazes de se livrar das olheiras, de forma quase definitiva. O raio laser, através de algumas sessões mensais, age na parte inferior dos olhos e destrói as partículas responsáveis por deixar essa área mais escura. Dessa maneira, há um clareamento significativo nas olheiras.

Além disso, esse procedimento também estimula o colágeno, uma proteína que contribui para a elasticidade e resistência da pele. 

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é o melhor método para tratar as olheiras estruturais, ou seja, aquelas olheiras causadas por olhos mais fundos. A aplicação desse ácido afasta a pele dos vasos sanguíneos e dá um aspecto mais claro. 

Esse procedimento deve ser feito apenas por um especialista. O médico dermatologista irá aplicar um anestésico local e injetar, de pouco a pouco, a substância na parte inferior dos olhos, até chegar no aspecto esperado.

Os resultados visíveis do Eye Balm com uso contínuo

Com o uso contínuo do Eye Balm, é possível melhorar seus problemas com olheiras de uma forma muito prática. O produto melhora a elasticidade da pele, suavizando olheiras e linhas de expressão. Além disso, é rico em antioxidantes, protege, revitaliza e alivia a tensão na região dos olhos.

Na sua composição, há como ativos principais o ácido hialurônico, um composto já falado aqui, que suaviza rugas e olheiras proeminentes, além de substâncias como karité e camomila, essencial para hidratação e proteção da pele.

Por somente RS 139,00, com uma aplicação direta na parte inferior dos olhos, o produto, se usado de forma contínua, apresenta ótimos resultados no tratamento de olheiras.

Para ter uma pele limpa, saudável e sem olheiras, visite o Slow Beauty e encontre o melhor produto de beleza natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn