Shampoo e condicionador vegano contribui para a sustentabilidade e para a proteção animal

Os comportamentos da sociedade estão contribuindo para uma mudança de hábito no que diz respeito à cuidados pessoais, beleza e bem estar: o consumo de shampoo e condicionador vegano. De acordo com a pesquisa elaborada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, 56% optam pelo produto, devido às novas alternativas de cuidado com a saúde e 67% consideram a sustentabilidade das marcas muito importante. 

O veganismo é um estilo de vida que não se restringe apenas à alimentação Ou seja, não se aplica apenas a quem não consome carnes e alimentos derivados de origem animal. É uma filosofia que evita todo tipo de exploração e crueldade contra animais, seja na alimentação, nos produtos de cabelo, nos produtos de beleza em geral ou no vestuário.

Antes de se aprofundar nos benefícios do uso de shampoo e condicionador vegano, é importante ressaltar a diferença entre um cosmético vegano e cruelty free.

Os produtos veganos são todos aqueles que não utilizam elementos e ingredientes de origem animal em sua composição e se aplicam a cosméticos de modo geral e a produtos veganos para os cabelos. Já os produtos cruelty free são aqueles que, em tradução livre, têm como significado “livre de crueldade”. Ou seja, não concordam com o uso de animais em testes nem com a crueldade e o sofrimento implícitos.

Ambos produtos possuem um selo que identifica as iniciativas sustentáveis da empresa. Isso vale para os componentes da fórmula e também para o produto final. Acompanhe a leitura a seguir.

Shampoo e condicionador vegano
Produtos veganos para o cabelo: O shampoo e condicionador vegano contribui para a sustentabilidade e para a proteção animal. | Foto: Freepik.

Shampoo e condicionador vegano: por que aderir?

Os shampoos veganos são aqueles que não possuem qualquer origem animal em sua formulação, nem são testados em animais. Porém, o fato de serem veganos, não garantem que sejam naturais.

Os produtos de origem vegana possuem conservantes que não são agressivos como os encontrados em shampoos e condicionadores comuns. Determinados conservantes e substâncias podem ser tóxicas, causar alergias, inflamações e outras doenças ao longo do tempo. Esses produtos podem ter ativos químicos, como qualquer outro cosmético tradicional, porém, sem resíduo animal em todas as suas etapas de produção ou testagem. Veja, abaixo, três benefícios para uso de cosméticos veganos

Sustentabilidade

Além do não uso de componentes químicos em sua composição, os shampoos veganos contribuem para ações sustentáveis, reduzindo seu impacto ambiental, pois há uma redução de gases nocivos à atmosfera – comuns em grandes fábricas; menos impacto ambiental e, principalmente dos animais, quando falamos de produtos veganos.

Outra iniciativa praticada por meio da fabricação desses produtos, é a implementação de logística reversa das embalagens pós-consumo. Em um planeta em que o desmatamento e as queimadas em áreas florestais são crescentes, essas iniciativas contribuem para uma melhor conservação do meio ambiente.          

Proteção animal

As linhas de shampoo veganos e cruelty free, são facilmente identificadas a partir do selo informativo no verso da embalagem do produto.  Algumas organizações não governamentais certificam e emitem selos para esses produtos, cujo principal benefício é a não utilização de animais nos processos de experimentação e fase de testes, antes da circulação ao consumidor.  

No Brasil, podemos citar duas certificadoras de destaque no mercado cosmético vegano: Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e People for the Ethical Treatment of Animals (PETA). Os shampoos não contêm substâncias de origem animal, como a cera de abelha e a lanolina, contribui para a não exploração de animais e ao sofrimento a que são submetidos na obtenção de matérias-primas.

Benefícios para o cabelo

Um produto sem componentes químicos fornece inúmeros benefícios à saúde capilar, um dos principais fatos é que a produção dos shampoos e condicionadores veganos é sua base feita a partir de óleos essenciais, que tem várias propriedades ao organismo. Além de ser uma ótima opção para quem deseja iniciar ou está passando pelo processo de transição capilar, também é indicado para quem tem pele sensível, reduzindo possíveis exposições a alergias ou irritações. As demais vantagens são as seguintes:

  • Hidrata e nutre os fios;
  • Fios mais fortes;
  • Perfume mais suave;
  • Reduz a oleosidade natural do couro cabeludo;
  • Reposição de proteínas essenciais para o cabelo;
  • Ajuda no crescimento dos fios;
  • Não contém na sua fórmula sulfatos, petrolatos e parabenos.

​Shampoo e condicionador vegano x tradicional

Os shampoos são substâncias formuladas primeiramente para limpeza do couro cabeludo e, secundariamente, dos fios. A capacidade de limpeza de um shampoo depende da atividade de superfície de seu detergente (conhecido como surfactante).

Entretanto, os shampoos e condicionadores tradicionais possuem em suas fórmulas e composições químicas com base em parafina, petrolatos e silicones insolúveis, que podem causar danos nocivos à saúde, além da alta capacidade de remover resíduos e até a oleosidade natural do couro cabeludo, os sulfatos podem deixar uma sensação de cabelos desidratados.

Em contrapartida, os shampoos e condicionadores veganos, possuem uma concentração sem intervenção animal e se destacam os fios mais fortes, crescimento, redução de oleosidade, maior brilho e nutrição capilar. Para que o shampoo vegano tenha um efeito ainda completo nos seus fios, recomenda-se que a sua escolha seja pela linha completa de shampoos e condicionadores veganos que sejam naturais/orgânicos.

Shampoo e condicionador Vegano: Quais os principais benefícios para seu cabelo?

Os shampoos e condicionadores veganos possuem ingredientes vegetais e óleos naturais, que são excelentes para vitalidade e saúde dos seus cabelos, ideal para nutrição de acordo com a necessidade dos fios e principalmente estimulam o crescimento.

Para uma finalidade ecológica, os shampoos e condicionadores também podem ser produzidos em barra. Assim, a proposta “eco friendly” evita a maior produção de plásticos e as barras são envolvidas na maioria dos casos, em papéis biodegradáveis. 

Os shampoos em barra conseguem garantir que os componentes sejam ainda mais concentrados que os shampoos líquidos e são mais rentáveis, logo garantem maior duração entre seu uso. 

O uso do shampoo vegano e de seus ingredientes de origem vegetal também contribuiu para diminuição de irritações ou alergias na pele, por exemplo, que eram causadas pelos componentes químicos dos produtos convencionais.

Slow Beauty

Os produtos da Slow Beauty, possuem além da excelência dos seus produtos, a responsabilidade social em preservar nosso planeta, através das ações sustentáveis e garantindo saúde e bem estar. Conheça nosso shampoo e condicionador vegano, que se adequa a estrutura do seu cabelo e ainda contribua para uma indústria cada vez mais consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn