Monte o seu cronograma capilar para cabelos ressecados com nossas dicas

O cronograma capilar é uma tabela te ajuda a planejar os cuidados que você deve ter no seu cabelo, essa série de cuidados podem ser adaptados e criados de acordo com a necessidade de cada cabelo, por exemplo, um cronograma capilar para cabelos ressecados

Essas etapas do cronograma envolvem os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. Esse cronograma consiste em uma rotina de cuidados buscando proporcionar ao cabelo todos os cuidados de forma intercalada e que recupere todas as vitaminas necessárias para um cabelo mais saudável.

cronograma capilar para cabelos ressecados.
Cronograma capilar. | Foto: Freepik.

Monte o seu cronograma capilar para cabelos ressecados com nossas dicas

Existem 3 etapas do cronograma capilar:

Hidratação

A etapa que tem como objetivo de fazer a reposição de água do cabelo que é perdida diariamente por fatores externos como por exemplo exposição ao sol e poluição. A etapa de hidratação ajuda a prevenir o ressecamento, trazendo brilho e maciez ao cabelo.

Nutrição

Essa etapa repõe os óleos naturais, esses lipídios são uma capa protetora do fio que permite que os cabelos estejam com as cutículas seladas e alinhadas, essa etapa também é responsável por evitar o frizz, pontas duplas e ressecamento no cabelo.

Reconstrução

É uma etapa que recupera a massa capilar, queratina e proteínas, pois a falta delas deixa os cabelos fracos e quebradiços. Geralmente essa etapa é mais indicada para cabelos danificados que passaram por procedimentos químicos. Essa é uma etapa que não deve ser feita com frequência, pois ela é a mais potente e pode causar o efeito contrário. 

O que fazer quando seu cabelo está muito ressecado?

Reconhecer as necessidades do seu cabelo é essencial para um tratamento eficaz, a porosidade pode ser um fator importante de se observar, pois é a capacidade do cabelo absorver a água e nutrientes. Quando um cabelo está com alta porosidade ele tem tendência a se tornar mais ressecado. 

Para você descobrir o que seu cabelo necessita é possível realizando o teste de porosidade, que consiste em mergulhar um fio de cabelo em um recipiente transparente, caso o fio esteja boiando o seu cabelo necessita de hidratação, caso o fio fique no meio do recipiente a etapa que ele precisa e de nutrição e caso o fio afunde a etapa é reconstrução. 

Alguns produtos específicos podem ajudar nos cuidados diários com o cabelo e vinculado com o cronograma capilar para cabelos ressecados podem proporcionar um cabelo mais saudável e brilhante.

Comprar produtos específicos para o cabelo é fundamental, pois esses produtos são testados para suprir a necessidade do cabelo.  O shampoo para cabelo ressecado, por exemplo, é feito na intenção de proporcionar uma lavagem adequada e evitando retirar em excesso a hidratação natural que o próprio couro cabeludo produz. Creme de hidratação para cabelos ressecados e quebradiços também ajudam, pois são pensados para suprir as necessidades do cabelo danificado. 

Conheça mais a Slow Beauty, uma marca com produtos especializados em cabelos danificados. 

Como tirar frizz e ressecamento do cabelo?

Óleos vegetais são excelentes no combate ao frizz em excesso, mas ao comprar o óleo o consumidor deve estar atento se óleo é 100% vegetal, pois ele pode ser usado nos cabelos. Evitar banhos muito quentes também diminui o frizz. 

Nem sempre o frizz é devido a um cabelo ressecado, mas é agravado por hábitos que estimulam o frizz, outra dica é trocar a fronha do travesseiro por uma feita de cetim. A xuxinha e touca de cetim também auxilia, pois o cetim é um tecido que evita o atrito do objeto com cabelo que é um dos causadores do frizz.

Comprar máscara para cabelo ressecado e mudar criar novos hábitos como usar escova de madeira, utilizar touca e fronha de cetim ajudam o cabelo a manter a hidratação e consequentemente evitar o frizz e ressecamento. 

Como recuperar pontas de cabelo ressecado? (H2)

Alguns cabelos sofrem mais com pontas duplas e ressecadas, por exemplo o cabelo cacheado naturalmente tem mais ressecamento nas pontas devido a sua curvatura que dificulta mais a oleosidade natural do cabelo chegar até as pontas. Mas algumas dicas ajudam a combater o ressecamento das pontas como: evitar utilizar fontes de calor ou se necessário usar escova ou chapinha, utilizar um protetor térmico nas pontas. 

Fazer uma umectação, que é deixar um óleo vegetal no cabelo por algumas horas, ajuda a criar uma camada protetora. Essa umectação também pode ser feita durante a noite e sendo lavada no dia seguinte. Trocar o banho quente por um banho com água morna também evita essa exposição excessiva ao calor. 

Normalmente, a última opção que as pessoas desejam é cortar, mas cortar apenas alguns centímetros das pontas regularmente ajudam a evitar ressecamento, uma alternativa que pode ser feita pois é a forma mais eficiente de eliminar toda a ponta ressecada.   

Como fazer cronograma capilar para cabelos ressecados?

O mais importante na hora de montar seu cronograma capilar é prestar atenção nas necessidades do cabelo. 

Geralmente, o cronograma capilar para cabelos ressecados é feito durante 4 semanas em um tratamento intensivo, o processo é feito lavando o cabelo 3 vezes por semana, sendo cada dia responsável por uma etapa, o mais importante é respeitar o intervalo de 48 horas entre cada lavagem. 

Cosméticos sustentáveis e cosméticos orgânicos pensados para o melhor cuidado com o cabelo e meio ambiente se tornaram os produtos mais procurados no quesito cuidar das madeixas. Sendo assim, conheça os produtos da Slow Beauty para o cronograma capilar para cabelos ressecados. 

Com o objetivo de recuperar a vitalidade, esse primeiro cronograma capilar é indicado para cabelos danificados:

 

1ª semanaReconstruçãoHidrataçãoNutrição
2ª semanaNutriçãoHidrataçãoNutrição
3ª semanaHidrataçãoNutriçãoReconstrução
4ª semanaNutriçãoHidrataçãoNutrição

 

Para cabelos ressecados e com baixa porosidade o cronograma capilar mais indicado é esse:

 

1ª semanaHidrataçãoNutriçãoNutrição
2ª semanaHidrataçãoNutriçãoReconstrução
3ª semanaHidrataçãoNutriçãoNutrição
4ª semanaReconstruçãoHidrataçãoNutrição

 

Após os cuidados com o cabelo durante um mês, é recomendado que continue seguindo o cronograma para manter o tratamento:

 

1ª semanaHidrataçãoHidrataçãoNutrição
2ª semanaHidrataçãoNutriçãoHidratação
3ª semanaHidrataçãoHidrataçãoNutrição
4ª semanaHidrataçãoNutriçãoReconstrução

Slow Beauty é um site especializado em apresentar produtos naturais que respeitam o meio ambiente. Essas atitudes sustentáveis estão presentes nos produtos apresentados que seguem esses valores em todo o processo, desde a criação até a entrega ao consumidor final. Conheça mais sobre Slow Beauty e saiba mais sobre cronograma capilar para cabelos ressecados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn