Descubra a causa e o tratamento para o cabelo quebradiço

O cabelo está passível de quebrar em qualquer parte de seu comprimento, entretanto, é mais aparente quando quebra na frente, próximo da raiz ou nas pontas. Depois de um período de maior queda do cabelo, é comum o cabelo começar a crescer e parecer que está quebrado na parte frontal, caracterizando um cabelo quebradiço, mas na verdade são os novos fios. 

Nesta situação específica, pode reparar que todo o cabelo parece estar saudável e hidratado, mas “quebrado” perto da raiz. Dessa forma, a alternativa para esse tipo de ocasião problemática é usar estratégias que auxiliem o cabelo a crescer mais rápido ou esconder estes fios novos com algumas estratégias práticas, como aplicar um sérum depois de lavar o cabelo ou utilizar um fixador em spray, por exemplo.

cabelo quebradiço
Recuperando os fios de cabelo danificados, você pode recuperar a autoestima! | Foto: Freepik.

Como recuperar o cabelo quebradiço?

Quando o cabelo está quebradiço ao longo dos fios ou nas pontas, há mais chances de que esta quebra esteja relacionada aos fios secos e danificados. Neste caso, para recuperar o cabelo quebradiço é preciso: 

  • Usar suplementos alimentares à base de vitamina E para fortificar os fios;
  • Hidratar toda a semana o cabelo com produtos de boa qualidade ou usando ingredientes naturais;
  • Utilizar produtos com óleo de Argan, queratina ou uréia, que auxiliam a hidratar os fios;
  • Evitar alisar ou pintar o cabelo, além de não usar chapinha mais que 1 vez semana;
  • Optar pelos shampoos sem sal e com creatina, uma vez que deixam os fios mais bonitos e estruturados; 
  • Fazer tratamentos tais como cauterização capilar, selagem ou botox capilar para a recuperação dos fios. 

Nos casos normais, o cabelo quebradiço fica completamente recuperado em cerca de 2 anos, mas com o tratamento certo é possível disfarçar esses fios danificados em aproximadamente 1 ou 2 meses. Os tratamentos de cauterização e selagem são ótimas alternativas visto que hidratam de forma profunda o cabelo tendo efeito imediato e prolongado.

hidratar os fios
A hidratação é a palavra chave para uma boa recuperação dos fios danificados! | Foto: Freepik.

Além disso, é importante que os produtos utilizados sejam adequados para o seu tipo de cabelo, colaborando com a necessidade de cada pessoa. As principais recomendações são:

Cabelos crespos

Normalmente são cabelos mais ressecados, visto que a hidratação dos fios leva mais tempo para chegar às pontas, além de serem fios mais finos. São indicados produtos com propriedades hidratantes, à base de queratina, elastina ou quinoa.

Cabelos cacheados

A utilização de máscaras com propriedades hidratantes são recomendadas para cabelos cacheados, especialmente os que possuem em sua composição pantenol, manteiga de karité, além de óleos, como de oliva ou argan.

Cabelos quimicamente tratados

Fios que foram submetidos por alisamentos, escovas progressivas e tratamentos parecidos devem utilizar produtos que contribuam na recuperação dos fios degradados e que sejam formulados para esse tipo específico de cabelo, já havendo inúmeras alternativas no mercado, com efeitos reconstrutores. Também é indicado por especialistas o uso de silicone e de produtos protetores para as altas temperaturas da chapinha ou secador.

Cabelos coloridos

Cabelos que passaram por clareamentos ou luzes acabam se tornando muito danificados, sendo recomendado o emprego de produtos hidratantes e reconstrutores, de preferência constituídos para cabelos loiros, como a base de camomila ou feitos especialmente para evitar o efeito amarelado. 

Ademais, aqueles que têm o cabelos quebradiços pelo uso excessivo de secador ou chapinha, devem utilizar produtos com efeito hidratante e reconstrutor, sendo primordial aplicar produtos termoprotetores antes, para possibilitar que a cutícula fique selada, além de posteriormente um finalizador, especialmente a base de óleos. 

Por que o cabelo quebra?

Os cabelos sofrem diversas agressões todos os dias da semana, geradas tanto por efeitos da utilização de produtos químicos como alisamentos, descolorações, tinturas, chapinhas e escovações. Até mesmo a poluição do ar pode ser prejudicial para seu cabelo. 

O cabelo pode quebrar quando está muito frágil e seco e por esse motivo pessoas com cabelos alisados, pintados e crespos estão mais suscetíveis a ficar com o cabelo assim. Ademais, prender o cabelo ainda molhado pode também ser favorável a quebra de fios e, por essa razão, antes de prender é interessante deixar secar naturalmente ou com o auxílio de um secador.

Em contrapartida, a quebra do cabelo também pode acontecer devido a uma injúria denominada tricorrexe nodos, onde ocorre uma alteração no fio de cabelo, surgindo alguns nós nos fios de cabelo, e é exatamente nesses nós que os fios quebram. Outros motivos menos frequentes são forte exposição solar, carências nutricionais e doenças endócrinas, que afetam a tireoide, por exemplo.

Dicas para ter um cabelo sempre saudável

O cabelo vai caindo e nascendo lentamente durante um ciclo que demora cerca de 5 anos. Para assegurar que o cabelo se mantenha saudável nesse período é necessário:

  • Usar o shampoo conveniente para o seu tipo de cabelo;
  • Remover todo o excesso de shampoo e condicionador ao lavar o cabelo;
  • Não enxaguar o cabelo em água quente, visto que além de desidratar o fio incentiva a produção de sebo pelo couro cabeludo e pode ocasionar também descamação;
  • Evitar o uso de secadores, mas se for realmente necessário é importante o manter a uma distância segura de no mínimo 10 centímetros dos fios;
  • Aplicar uma máscara semanalmente para manter o cabelo saudável e nutrido.

Diga adeus aos cabelos danificados!

O Slow Beauty possui as soluções ideais para você finalmente dar adeus aos cabelos quebradiços e cabelos danificados! Contando com cosméticos sustentáveis e cosméticos orgânicos, o Slow Beauty pode revolucionar a sua relação com o seu cabelo!

Em casa você mesma pode recuperá-lo! O tratamento que inclui uma hidratação para cabelos com queda e quebradiços, consegue devolver aproximadamente 19 aminoácidos aos fios, reestruturando sua massa interna e devolvendo vitalidade. Além disso, ele revigora a aparência dos cabelos secos ou submetidos a processos de recuperação capilar. Por fim, ele atua contra o ressecamento gerado pelo suor e outros agentes externos, enquanto hidrata e restaura proteínas, minerais e lipídios. Sua fórmula de alto desempenho conserva a pureza dos ingredientes naturais e orgânicos.

cabelo quebradiço
O Slow Beauty irá te ajudar a deixar seus cabelos hidratados! | Foto: Freepik.

Se você aderir ao tratamento e comprar o creme de hidratação para cabelos ressecados e quebradiços, seus fios podem voltar a serem saudáveis com brilho e maciez. Está esperando o quê? Acesse o site do Slow Beauty e se surpreenda com a qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn