Tipos de argila para usar na skincare e seus benefícios

A imagem mostra três tipos de argila que estão em potes. Esses potes são brancos e estão sob uma superfície rosa e são vistos de cima. O primeiro, mais para frente, contém um pó de argila branco e uma colher de madeira. O segundo, mais à esquerda, tem uma mistura de argila verde. O terceiro, está mais ao fundo e traz uma mistura de argila vermelha.

Os cuidados diários com a pele são cada vez mais adotados para deixá-la sempre saudável e com uma aparência bonita.  

Na rotina de skincare, é comum utilizar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, um hidratante, tônicos e máscaras faciais que trazem diversos benefícios, como o clareamento de manchas e diminuição dos poros.

As máscaras faciais de argila, por exemplo, ajudam a combater a oleosidade da pele, promovem hidratação, ajudam na produção de colágeno e previnem o aspecto de envelhecimento.  

Existem diversos tipos de argila e cada um deles proporciona um benefício para peles sensíveis, ressecadas, oleosas ou com marcas de expressão. 

Você sabe qual argila é mais recomendada para utilizar no seu skincare? Conheça a seguir os tipos de argila e quais são os benefícios dela para cada tipo de pele!

Por que usar um dos tipos de argila na rotina de autocuidado? 

Os tratamentos de pele com argilas são completamente naturais e proporcionam muitas vantagens para quem os utiliza na rotina de autocuidados. 

Os diferentes tipos de argila ajudam a clarear a pele e promovem a esfoliação natural dela, o que elimina as células mortas e deixa o rosto com aspecto rejuvenescido. 

As argilas também ajudam a eliminar as toxinas e impurezas, por isso proporcionam a desintoxicação da face. Além disso, elas removem a oleosidade, deixam a pele macia e proporcionam um momento muito relaxante. 

E elas também trazem muitos benefícios quando são utilizadas em outras áreas do corpo e até mesmo nos cabelos. Por isso vale a pena testar o tratamento com alguns tipos de argila. 

Argila verde

A argila verde traz diversos benefícios para peles mais oleosas e que possuem tendência a desenvolver acnes.

Esse tipo de argila possui diversos minerais em sua composição que ajudam a manter o equilíbrio natural da pele, por isso proporcionam o controle da oleosidade do rosto. 

Não é à toa que a argila verde é uma  das queridinhas na rotina de skincare das pessoas que querem reduzir a proliferação de cravos e espinhas. 

Esse tipo de argila é um dos mais comuns e existem diversas opções de máscaras faciais no mercado, com ingredientes que te ajudam no momento de autocuidado com o rosto. 

A máscara de argila verde Bergamia, por exemplo, equilibra a oleosidade natural da pele e ainda estimula a produção de colágeno, deixando o rosto com aspecto rejuvenescido.

A imagem mostra um homem branco, de cabelos castanhos lisos e barba bem rente ao rosto. Ele está olhando para a câmera e sorri. Em seu rosto, nas áreas da testa, nariz e bochechas, há uma máscara de argila verde. Ao fundo da imagem, é possível ver uma parede rosa.
O tratamento com máscara facial de argila verde ajuda a controlar a oleosidade do rosto, por isso esse tipo de argila pode ser aplicado sem medo nas áreas da testa e nariz, conhecida como zona T.

Argila branca

A argila branca é rica em alumínio e possui um pH muito parecido com o natural da nossa pele. O uso desse tipo de argila traz muitos benefícios para quem tem a pele mais sensível e que está com um aspecto seco, precisando de hidratação. 

Por conta dessas características, essa argila é considerada uma das mais suaves, um ponto fundamental para produtos que são aplicados no rosto. 

E a argila branca também ajuda a prevenir o ressecamento da pele, possui efeito cicatrizante e reduz as manchas do rosto. 

Se você quer tratar a flacidez, rugas e as diferenças de tonalidade da pele, pode gostar da máscara de argila branca Natural Be Plus. Além de tudo isso, ela também absorve as toxinas e hidrata seu rosto de uma forma suave. 

Argila preta

Outro tipo de argila que ajuda a combater a oleosidade é a preta, por isso é recomendada para pessoas que desejam controlar a proliferação de acne. 

Além desse benefício, a composição natural da argila preta proporciona a desintoxicação da pele, controla as linhas de expressão e reduz as manchas do rosto. 

E se você gosta de um skincare que te ajuda a relaxar, vai adorar a máscara de argila preta Cativa. Ela proporciona todas as vantagens dessa argila e ainda conta com ação anti-estresse, para deixar o momento de autocuidado ainda mais gostoso.

A imagem mostra uma mulher branca, de cabelos castanhos claros, que estão presos em um coque. Ela está enrolada em uma toalha branca e usa uma faixa branca para segurar os cabelos. Além disso, há uma máscara de argila preta aplicada em seu rosto. A mulher está olhando para a imagem, sua boca está aberta, como em uma expressão de surpresa, e as mãos dela estão esticadas ao lado do rosto. Atrás dela, há um fundo roxo.
A argila preta ajuda a melhorar o aspecto das linhas de expressão e ainda promove um efeito anti-estresse.

Argila vermelha

A argila vermelha é ideal para peles extremamente sensíveis e que precisam de uma atenção especial na hora de escolher os produtos para o skincare

Esse tipo de argila proporciona hidratação, ajuda a reduzir as linhas de expressão e promove mais elasticidade ao rosto. Por conta disso, ela é indicada para pessoas de pele mais madura e querem um tratamento antienvelhecimento.

E a argila vermelha também pode ser aplicada em outras áreas do corpo, pois proporciona a desintoxicação e redução de medidas. 

Se você quer unir o útil ao agradável e comprar uma máscara de argila vermelha que pode ser aplicada no rosto e no corpo, pode contar com a da Cativa. Ela ajuda a revitalizar a pele do seu rosto e ainda trata a gordura localizada do corpo.

Argila rosa

Esse é um outro tipo de argila indicado para peles mais sensíveis e que precisam de um tratamento cuidadoso para não agredir o rosto.

A argila rosa é obtida a partir da mistura de outros dois tipos: vermelho e branco. Por isso o uso dela proporciona os benefícios das duas argilas, como hidratação, fortalecimento e redução das linhas de expressão.

Assim, as máscaras faciais de argila rosa são ótimas opções para quem busca um tratamento que deixa a pele rejuvenescida.

A imagem mostra uma mulher negra de tom claro, de cabelos cacheados avermelhados. O cabelo dela aparece preso com uma faixa rosa. Os ombros dela aparecem nus na foto, pois ela está em um momento de skincare. Em seu rosto, é possível ver uma máscara de argila rosa. Além disso, ela está sorrindo, olhando para o lado esquerdo e suas mãos estão massageando a face. Ao fundo, é possível ver uma parede rosa.
A argila rosa é a mistura das argilas branca e vermelha, por isso une os benefícios das duas.

Argila roxa

A argila roxa é indicada para pessoas com peles muito sensíveis e que ficam vermelhas com facilidade, pois elas ajudam a aliviar essa aparência. 

O principal benefício desse tipo de argila é o estímulo da produção de colágeno. Por causa dessa característica, pessoas com peles maduras costumam procurar mais a argila roxa.

Assim, o uso de máscaras faciais de argila roxa ajuda a manter o rosto com um aspecto rejuvenescido, fortalecendo a elasticidade e ainda acalma a irritação da pele.  

Argila amarela

Indicada para peles mais maduras, a argila amarela é rica em silício. Esse mineral promove a produção de colágeno na pele, por isso ajuda a combater os sinais de envelhecimento do rosto.

Além disso, o silício também proporciona a hidratação e nutrição da pele. Dessa forma, as máscaras de argila amarela podem ser utilizadas por pessoas que querem acabar com o ressecamento facial.

A máscara de argila amarela da Cativa proporciona tudo isso e ainda ajuda no tratamento de psoríase e rosácea, condição que deixa o rosto avermelhado.  

Dicas para usar as máscaras de argila no skincare

Para garantir que as máscaras de argila vão fazer efeito na sua pele, é importante tomar alguns cuidados durante a sua rotina de skincare

O primeiro deles é lavar bem a pele antes de aplicar a máscara. Com essa atitude simples, você garante que a argila vai agir da melhor forma.

Na hora de misturar ou pegar a argila para aplicar na sua pele, é importante fazer isso com uma colher de plástico, madeira ou com as mãos, nunca com um objeto de metal. 

Esse é um passo fundamental para garantir os benefícios das argilas, pois o metal altera as características naturais delas. 

Como os metais alteram as propriedades da argila, é importante utilizar uma colher de pau para misturá-la com a água.

Outro ponto essencial para garantir os benefícios das máscaras de argila é respeitar o tempo de aplicação recomendado na embalagem de cada produto. 

Se as instruções de uso falam para você deixar a máscara agir por 20 minutos, não a deixe na pele por mais tempo. Isso pode causar um efeito contrário ao esperado. 

E se você tem um tipo de argila preferido, não a aplique toda semana, tá bom? É importante intercalar o uso das argilas a cada 15 dias para que o seu rosto não fique ressecado ou muito oleoso.

Seguindo essas dicas, você pode utilizar os diversos tipos de argila no seu skincare sem medo e garantir que sua pele vai continuar bem bonita. 

Gostou do conteúdo? Saiba também sobre cruelty free, o consumo consciente dos produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *