#SuperFoodBeauty: superalimentos e rotina de beleza

No foco da foto, vemos uma cumbuca de madeira com alguns superalimentos, como frutas vermelhas, castanhas e açaí. Vemos também uma mulher ao fundo, desfocada, segurando a cumbuca e uma colher. Sobre a foto, lê-se em uma cor clara “ #SuperFoodBeauty”.

A saúde, o bem estar e a beleza estão totalmente relacionados à alimentação. Como no ditado “você é o que você come”, o autocuidado também precisa partir de dentro para fora

Uma vida balanceada reflete em muito mais do que você imagina. Nossa rotina, alimentação, qualidade de sono e produtos que consumimos afetam nosso corpo de diversas maneiras, além de nossa pele, cabelos e unhas.

Sabemos que devemos consumir uma variedade de alimentos nutritivos e equilibrar os grupos alimentares para que nosso corpo tenha tudo o que precisa. No entanto, isso nem sempre é fácil. 

O que descobrimos nos últimos anos é que existem alguns alimentos que são especialmente ricos e que podem nos ajudar a suprir necessidades de forma mais completa. 

Esses são os superalimentos, também conhecidos como superfoods

Os superfoods podem prevenir doenças, controlar a pressão sanguínea, diabetes e colesterol, melhorar seu desempenho físico e ajudar na aparência da pele e dos cabelos. 

E o melhor, esses ingredientes poderosos são encontrados facilmente em supermercados e feiras. Além disso, podem ser usados em receitas deliciosas, aumentando o valor nutricional dos pratos.

Entenda melhor o que são os superalimentos nesse post!

O que são os superalimentos? 

Os superalimentos são alimentos que possuem excelente densidade nutricional, ou seja, alimentos ricos em nutrientes e pobres em calorias. Eles têm grande concentração de proteínas, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. 

O consumo desses alimentos, aliados a uma dieta balanceada, trazem grandes benefícios à saúde e ajudam a combater diversas doenças. Não só isso, também regulam nosso metabolismo e são fontes de energia.

Benefícios do consumo de superalimentos

Os superfoods se caracterizam pela grande concentração de vitaminas, minerais e antioxidantes. Assim, previnem o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce das células. 

Alguns dos benefícios de se ingerir os superfoods são: 

  • Sensação de saciedade;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Melhora no funcionamento mental;
  • Melhora da capacidade cognitiva;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Prevenção do envelhecimento.

Muitos destes superalimentos também são responsáveis por aumentar nossa energia, nos dando mais disposição para desempenhar tarefas do dia a dia.

É importante ressaltar que nem todos os alimentos orgânicos estão na classificação de superalimentos, ainda que seu consumo seja bastante importante em nossa alimentação.

Também é bom lembrar que nenhum alimento é mágico, nem mesmo os superalimentos. Se não forem combinados a uma nutrição adequada e hábitos saudáveis, seus benefícios poderão não ser aproveitados em todo seu potencial.

Mas afinal, quais são os superfoods?

Em uma mesa há três tigelas com frutas e cereais dentro, sendo eles maçã, nozes e castanhas. Também há chocolate partido e espalhado pela mesa.
Consumir superalimentos pode trazer benefícios como rejuvenescer a pele e fortalecer o cabelo e as unhas.

Alguns desses alimentos ricos em nutrientes podem ser facilmente adicionados a sua rotina, sozinhos ou em receitas. Os superfoods também podem ser utilizados como ingredientes de produtos para a pele e para os cabelos.

Quinoa

Conhecida como proteína em grão, a quinoa também possui riqueza de vitaminas do complexo B. Ela pode controlar e diminuir os índices de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, prevenindo assim, complicações cardiovasculares. 

Também contém lisina em abundância, nutriente que promove o crescimento do cabelo e evita a queda. A quinoa ainda possui aminoácidos, que ajudam a reparar danos causados na estrutura capilar, enquanto as proteínas fortalecem e protegem o cabelo.

Linhaça

A linhaça possui alta concentração de ácidos graxos que são excelentes para os cabelos. Os ômegas 3 e 6 fortalecem os fios, permitindo um crescimento saudável e nutrem os folículos capilares, aumentando o brilho e a maciez. 

Além disso, promovem a elasticidade do fio, diminuição do frizz e dão forma aos cachos.

A linhaça também reduz o colesterol e o risco de doenças cardíacas, fortalece o sistema imunológico, controla os sintomas da menopausa e é um poderoso anti-inflamatório.

Maçã

A maçã é um dos superalimentos mais populares. Ela contém as vitaminas A, B1, B2, C, E e sais minerais, como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro.

Encontramos na maçã um antioxidante poderoso chamado quercetina, que combate o envelhecimento e contribui para a renovação celular. Com isso, seu consumo pode retardar a perda precoce dos cabelos. 

Seus nutrientes prolongam a fase de crescimento dos fios e a fruta é apontada como um remédio natural contra a calvície.

A maçã também fortalece o sistema imunológico e protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres. Sua casca possui pectina, uma fibra que dá sensação de saciedade e melhora a absorção de água pelo organismo, purificando o sangue.

Açaí

Imagem de uma mesa de madeira, com uma toalha branca. Possui duas tigelas de açaí, com morangos, banana, mirtilo e granola. Também há galhos de flores brancas e lilás ao lado das tigelas para decorar.
Os superalimentos são facilmente adicionados a nossa alimentação e rotina de beleza.

A popular fruta é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, que contribuem para a regeneração celular e é um aliado no combate a inflamações na pele, como acne e dermatite. O açaí também colabora para o rejuvenescimento, hidratação e redução de manchas na pele

Seus benefícios são muitos, pois auxilia no combate do colesterol ruim, estimula a circulação e sendo uma fruta afrodisíaca, ajuda com a saúde sexual, prevenindo e tratando a disfunção erétil.

Abacate

Outro superalimento que está muito presente na mesa dos brasileiros é o abacate. Ele é rico em gordura monoinsaturada, que aumenta o HDL (colesterol bom), sendo um forte aliado na perda de peso

É uma fonte de ácido fólico e vitaminas A, B6, E e K, que auxiliam na reparação da pele danificada, trazendo maciez e viço. 

Os nutrientes do abacate são facilmente absorvidos pela pele, hidratando e estimulando a circulação sanguínea.

A fruta também é rica em vitamina C, que ajuda a reduzir rugas, estrias e celulites. Além disso, contribui para a metabolização do colágeno, substância que traz firmeza na pele.

Superalimentos e o selfcare

Os super alimentos são bem fáceis de serem incluídos na alimentação, sejam sozinhos ou em receitas do dia a dia, e combinados a um estilo de vida saudável, seus efeitos são potencializados.

E sendo ingredientes poderosos, que trazem muita força e renovação para a pele e cabelos, também podem entrar na sua rotina de selfcare.

Nós separamos aqui alguns produtos que contém superalimentos em sua composição e que têm tudo para serem seus novos queridinhos de cuidados de beleza!

A linha Cris Dios Organics aposta bastante no poder dos superfoods. O Argan Oil é rico em linhaça e conta com o óleo de argan, que auxilia na diminuição do frizz e na hidratação do cabelo. 

O Shampoo Day By Day e o Condicionador Orgânico Day By Day também trazem a linhaça como protagonista e sua fórmula mantém a pureza dos ingredientes naturais e orgânicos, preservando o equilíbrio natural dos fios e mantendo sua leveza e suavidade.

Também recomendamos a linha Maçã Verde da LCS, que é ideal para cabelos com pontas secas e oleosidade na raiz. Equilibrando o pH do couro cabeludo, ela limpa profundamente sem agredir a pele. Além disso, nutre e sela as cutículas dos fios, proporcionando maciez e brilho.

Gostou desse conteúdo? Leia mais sobre alimentação saudável em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *