Reconstrução capilar: conheça os produtos ideais para recuperar cabelos extremamente danificados em casa

Saiba o que é a reconstrução capilar e quais os melhores produtos para fazer a sua

Todo mundo já passou por aquela situação de alerta com seus cabelos, ou seja, aquele momento que o fio está sem vida, ressecado e claramente gritando por ajuda. Essa angústia é bem comum na vida das mulheres, principalmente as que utilizam químicas nos fios. Mas, não se preocupe, porque para esse problema há solução: A reconstrução capilar.

Desde coloração, descoloração, alisamento, progressiva, até o uso frequente da chapinha e do secador, podem danificar os fios de forma profunda. Assim, os cabelos vão ficando quebradiços, opacos, ásperos e sem vida, embaraçando em um piscar de olhos. 

Até mesmo quem não possui química nas madeixas está suscetível a danos vindos do sol, poluição, ar-condicionado, etc. Pensando nisso, preparamos um conteúdo recheado de dicas e explicações de como fazer reconstrução capilar, qual máscara de reconstrução capilar utilizar, qual receita de reconstrução capilar entra na lista das mais eficientes, os benefícios desse processo e mais!

Continue a leitura e confira tudo!

Como fazer reconstrução capilar? Veja o passo a passo, reconstrução capilar receitas e mais! | Foto: Freepik. 

O que é reconstrução capilar?

A reconstrução capilar nada mais é do que um cuidado responsável por devolver à fibra capilar toda sua massa perdida por danificações. Em outras palavras, uma das composições mais importantes do fio é a proteína, em especial a queratina, e esse componente é perdido ou desgastado por diversos fatores, que já mencionamos anteriormente.

Dessa maneira, como a queratina é o elemento que proporciona força, resistência e elasticidade ao fio, sem ela, o cabelo fica fragilizado e, consequentemente, com um aspecto desagradável. Através da reconstrução capilar, é possível restaurar a queratina do fio, assim, ele poderá recuperar sua saúde e beleza. 

É importante ressaltar que se um fio está poroso e danificado, ele não está apto a receber nenhum cuidado comum capilar, como hidratação e nutrição. Isso porque aquela fibra não consegue “segurar” esses nutrientes e líquidos tão essenciais para a saúde do fio. Assim, o primeiro passo, quando seu cabelo está fraco, é passar pelo procedimento de reconstrução capilar, para restaurar a fibra e, só depois, seguir com outros tratamentos necessários.

Como fazer uma reconstrução capilar?

Para realizar o processo de reconstrução capilar na sua própria casa, siga o passo a passo:

  1. Lave o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, pois ele irá eliminar todos os resíduos e abrir as escamas do cabelo;
  2. Pressione o cabelo com uma toalha macia. Isso irá retirar o excesso de água, sem secar o cabelo por completo;
  3. Divida o cabelo em várias mechas, com cerca de 2cm de largura;
  4. Aplique a queratina líquida em cada mecha de cabelo, começando na área da nuca e finalizando na parte da frente do cabelo. Não se esqueça de evitar colocar na raiz, deixando cerca de 2cm sem produto, para evitar oleosidade;
  5. Massageie todo o cabelo e deixe a queratina atuar durante cerca de 10 minutos;
  6. Aplique uma máscara de hidratação intensa de sua preferência, em cada mecha, até cobrir toda a queratina. Depois, coloque uma touca de plástico, deixando atuar por mais 20 minutos;
  7. Lave o cabelo para retirar o excesso de produto, aplique um sérum protetor e deixe o cabelo secar naturalmente ou seque ele por completo com o secador.

Normalmente, este tipo de tratamento deixa o cabelo com um aspecto rígido, devido ao uso da queratina líquida, que é bem densa. Para deixá-lo sedoso e com mais brilho, a dica é fazer um tratamento de hidratação, 2 dias após a reconstrução capilar. Assim, seu cabelo não recebe tanta informação de uma vez e não se sobrecarrega.

Benefícios de uma reconstrução bem feita

O fio frágil perde massa capilar, ou seja, fica poroso, fino e bem fraco. Quando a reconstrução capilar é feita, a queratina é depositada na fibra, ou seja, o fio ganha massa. Dessa forma, essa proteína irá, praticamente, cobrir as ranhuras no fio, deixando-o mais encorpado e forte novamente. 

Por esse motivo, é necessário que a reconstrução capilar seja feita no tempo certo e na quantidade ideal, para que o fio não fique com aquele aspecto “endurecido”, muito comum quando as pessoas passam por esse processo de reconstrução com queratina líquida pura. 

A recomendação, aqui, é que esse tipo de reconstrução seja realizado por profissionais, para evitar este efeito. De qualquer maneira, tratamentos com queratina na composição podem ser feitos em casa tranquilamente e de maneira fácil, sem precisar da supervisão de um cabeleireiro. Para isso, basta saber quando seu fio realmente está precisando de uma reconstrução capilar.

Como descobrir se seu cabelo está precisando de reconstrução capilar

Mas, quando eu sei que ele está gritando por ajuda? É simples. Um cabelo quando está precisando de reconstrução fica bem visível, basta observá-lo ou tocá-lo. Geralmente dá para sentir o fio poroso, bem frágil, fino, quebradiço e ressecado. 

Para você não confundir cabelos secos ou desnutridos, com cabelos realmente danificados e que precisam ser reconstruídos, há um truque: o teste de porosidade. Para realizá-lo, basta cortar um pedaço do seu fio de cabelo, de preferência da parte da nuca, e colocá-lo em um copo de água. 

Depois disso, é só observar depois de 1 ou 2 minutos: se o fio boiou sobre a água, você apenas precisa continuar mantendo a hidratação capilar constante. Mas, se o fio afundou um pouco ou ficou no meio do copo de água, quer dizer que a porosidade está normal, mediana e você precisa repor nutrientes da sua fibra. Agora, se o fio afundou completamente, significa que o seu cabelo está com a porosidade alta e chegou a hora da reconstrução capilar!

Linha Repair e os ativos de reconstrução capilar

Pensando em facilitar sua vida e te ajudar com uma reconstrução capilar de qualidade, foi criada a Linha Repair, de Cris Dios Organics,que restaura cabelos danificados com:

1 Shampoo 250Ml, 1 Condicionador Repair Cris Dios 250 Ml, 1 Mascara Capilar Repair Cris Dios 250 Ml, 1 Pre Treino Repair Cris Dios 250 Ml, 1 Óleo Vitaminado Argan Oil Repair Cris Dios 100 Ml e 1 Leave In Repair 100Ml

Além dela existem outras linhas que você pode escolher, de acordo com o que você precisa para o seu cabelo:

Linha Hibiscos:

Ideal para quem tem cabelos tingidos e/ou descoloridos, ricos em vitaminas A e C, aminoácidos e ácidos alfa hidroxílicos. Contém: 1 Shampoo Hibiscos LCS 240ML, 1 Condicionador Hibiscos LCS 240ML, 1 Finalizador Leave-in Hibiscos LCS 140ML e 1 Máscara de Tratamento Capilar Hibiscos LCS 200ML.

Linha Maçã Verde:

Ideal para cabelos com pontas secas e oleosidade na raiz. Contém 1 Shampoo, 1 Condicionador e 1 Máscara.

Linha de Coco: 

Especialmente indicada para cabelos bem secos. Contém 1 Shampoo, 1 Condicionador, 1 Hidratante capilar, 1 Booster e 1 Hidratante corporal.

Agora você já sabe o que é reconstrução capilar, como fazer em casa, seus benefícios e dicas de uma linha de produtos que irá cuidar do seu cabelo! Se você procura produtos de beleza veganos, conheça o Slow Beauty, um portal especializado em produtos e marcas que respeitam o meio ambiente e que entregam resultados para você.