O que é cronograma capilar e como encontrar os produtos ideais para colocar em prática?

Saiba o que é cronograma capilar e com quais produtos você pode montar o seu

Com o uso de químicas, chapinha e secador, é normal que o nosso cabelo precise de cuidados constantes para voltar a ter aquele brilho bonito. O cronograma capilar é a ajudinha que você precisa para manter os seus cabelos fortes e saudáveis. Ele é uma sequência de tratamentos que oferecem hidratação, nutrição e reconstrução para seus fios.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é cronograma capilar, quais são suas etapas e como ele é feito. Além disso, vamos te ajudar a montar o cronograma capilar para crescimento, hidratação e fortalecimento do seu cabelo.

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados capilares que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por diversos fatores, como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de fontes de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.

Para que esses cuidados sejam eficazes e tragam bons resultados, é importante que você fique de olho nas necessidades do seu fio. O cronograma capilar serve para saber distinguir quando o seu cabelo precisa de água (hidratação), quando precisa de óleo (nutrição) e quando precisa de força (reconstrução).

É importante destacar também que o cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da sua textura ou curvatura. Todos os fios podem sofrer com fatores externos. E, ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.

Saiba como manter seus cabelos saudáveis. | Foto: Istock.

Entenda as etapas do cronograma capilar

Agora que você já sabe o que é cronograma capilar, é importante entender quais são as suas etapas.

Cronograma capilar serve para todos os tipos de cabelo. | Foto: Freepik.

O que é hidratação capilar?

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos. Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia. Esse procedimento é responsável por repor água dos fios do seu cabelo e os nutrientes essenciais, que são perdidos todos os dias pelo uso excessivo de fontes de calor, como a chapinha, babyliss e o secador.

Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis. É preciso que o tratamento de hidratação seja feito com ativos que reponha essa água perdida pelo fio, devolvendo o brilho e maciez do mesmo.

O que é nutrição capilar?

Cabelos cacheados e crespos costumam apresentar maior tendência ao ressecamento dos fios, pois o óleo da raiz não consegue descer por todo o fio, devido ao seu formato em espiral ou em “Z”. Assim, entre os tratamentos mais indicados para eliminar o ressecamento está a nutrição capilar.

A nutrição capilar é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Eles possuem óleo natural e as ações externas podem removê-lo. Os lipídios são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo e sua função é conferir uma camada protetora nos fios, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas. 

A nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Portanto, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis.

O que é reconstrução capilar?

A reconstrução é o salvadora dos fios que tenham perdido massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações, uso frequente de secador e chapinha, exposição ao sol, etc.

Por isso, ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. A reconstrução age na reposição de proteína nos fios, especialmente Queratina, proteína responsável por garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar.

Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos. Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado.

Como montar seu cronograma capilar?

Siga nossas dicas e confira como fazer cronograma capilar.

Identifique a necessidade do seu cabelo

Se ele embaraça com facilidade, está com muitos fios arrepiados e sem brilho, ele precisa de mais etapas de nutrição. Se o caso for ressecamento, falta de movimento e aspereza ao toque, ele precisa de mais sessões de hidratação. Se ele tiver sofrido alguma agressão recentemente, estiver quebradiço e com menos densidade, é hora de investir na reconstrução.

Escolha os produtos corretos para o tratamento 

É muito importante selecionar os ativos presentes nos cosméticos, para obter todos os efeitos do cronograma capilar. No próximo tópico, vamos apresentar exemplos de produtos e citar quais ativos eles devem ter para realizar cada etapa do cronograma capilar.

Faça uma agenda mensal de tratamento

O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Caso seu cabelo precise mais de nutrição do que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra. O recomendado é se programar para fazer os tratamentos que o seu cabelo precisa de forma que um complemente o outro, começando sempre pela hidratação.

Um produto específico para cada fase do cronograma capilar

Confira, abaixo, dicas de produtos para o cronograma capilar:

Produtos para manter seu cabelo saudável. | Foto: Istock.

Produto para hidratação

Para hidratar o cabelo, use uma boa máscara de hidratação que contenha alguns dos ativos abaixo:

  • D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  • Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
  • Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
  • Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. É um antioxidante natural;
  • Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

Produto para nutrição

A nutrição capilar pode ser feita de 3 formas:

Máscaras para nutrição

Cremes compostos por óleos e manteigas que irão repor a oleosidade dos fios durante o banho, com ação rápida, que pode variar entre dois e cinco minutos.

Umectação com óleo vegetal 

Tratamento em que os cabelos são banhados com óleos vegetais, antes de serem lavados. Nele, deixa-se o produto agir por 30 minutos e, em seguida, segue-se o procedimento de lavagem normalmente.

Umectação noturna

Tratamento indicado para cabelos muito ressecados. A umectação noturna é feita com óleos vegetais ou maionese capilar, que são aplicados nos cabelos “sujos” e agem nos fios durante o sono, sendo lavados apenas no dia seguinte.

Principais ativos da nutrição

  • Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
  • Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

Produto para reconstrução

Os principais ativos da reconstrução:

  • Colágeno: Retém a água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, manter a forma dos cachos e prevenir a quebra;
  • Creatina: Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;
  • Arginina: Reconstrói os fios de fora para dentro;
  • Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.

Se você deseja encontrar produtos específicos, de qualidade e ainda veganos para realizar seu cronograma capilar, o Slow Beauty é o lugar certo. A empresa reúne produtos e marcas responsáveis social e ambientalmente com o impacto de seus produtos.Clique aqui e conheça melhor os produtos ideais para montar seu cronograma capilar.