Dicas para cabelos: cuidados com os cabelos no verão

Cuidados com o cabelo no verão - Blog Slowbeauty

Nosso corpo está conectado ao ambiente em que vivemos. Isso quer dizer que a cada mudança de estação, vivemos uma diferença de umidade relativa do ar e a poluição interage de uma forma com o estado da nossa pele e cabelos.

Nosso maior órgão, a pele, que contempla também nosso couro cabeludo, enfrenta junto esta mudança. Temos o compromisso e a responsabilidade de manter a umidade da pele, respeitando o seu pH e mantendo toda a condição de saúde estável deste microbioma para manter a produção dos fios e equilíbrio do corpo como um todo.

O verão é uma estação desafiadora para os cabelos e couro cabeludo, já que a temperatura externa e interna do corpo precisam ser equilibradas com o excesso do calor. A falta de umidade faz com que o corpo e os cabelos precisem de mais água, minerais e nutrientes. Verão também costuma ser uma estação em que as pessoas estão mais felizes e querendo se expor mais a natureza. Esse é um comportamento inerente a toda espécie, que nos traz mais prazer, alegria e bem estar.

Quando estamos expostos ao sol, mar, vento e piscina, quem sai prejudicado são os nossos fios, que ficam degradados com os efeitos dos raios solares que oxidam a principal proteína dos fios, responsáveis por degradar sua estrutura, deixando-os ressecados e quebradiços. Em contato com o cabelo desprotegido, a radiação solar causa danos à fibra capilar. Por isso a importância de protegê-los. Os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente se os fios estiverem com tons naturais ou artificiais. Por isso é muito importante usar produtos para manter a hidratação interna dos fios. No Laces temos a Água de coco, que devolve aos fios as proteínas fundamentais e protegem dos raios do Sol, junto com o SSoro Laces e o Pré treino capilar Cris Dios Organics.

Os hábitos também são muito importantes para manter os fios hidratados.

Vou listar alguns por aqui:

  • Sempre que entrar no mar e piscina, enxaguar os cabelos com água pura filtrada e repassar a proteção aos fios.
  •  Evitar a exposição direta à luz do Sol nos cabelos. Procure utilizar chapéus e bonés, que protegem os cabelos quando expostos ao sol.
  •  O vento também resseca e embaraça os fios, que se não penteados da forma correta, proporcionam sua quebra. Opte pela trança para evitar essa quebra.
  •  Evite o uso de proteções, como chapéus e bonés com os fios molhados, já que abafar a região pode piorar a queda e provocar o surgimento da caspa.
  •  Não se esqueça de hidratar e restaurar os fios após um dia de exposição intensa dos fios ao sol e piscina, a fim de conquistar cabelos com brilho e bonitos.
  •  A escolha de produtos mais hidratantes e próprios para o verão também ajudam a dar uma ajuda extra de nutrição aos cabelos.

A água do mar e piscina intensificam ainda mais os danos que o verão pode causar, pois tem pH diferente dos cabelos e desestabiliza a fibra capilar, promovendo ressecamento e porosidade dos fios.  O contato com estas águas intensifica a perda de água benéfica para o cabelo, que é a responsável pela sua elasticidade e equilíbrio. Além disso, há também a quebra das proteínas encarregadas por selar internamente os cabelos, deixando-os porosos, quebradiços e com pontas duplas. Se o seu cabelo possui processos químicos como reflexos, coloração, progressivas, este processo se complica ainda mais, deixando-os muito vulneráveis.

Nesta época do ano também é comum que o couro cabeludo passe muito tempo úmido. Aliado ao excesso de hidratante, o microbioma fica desequilibrado, dando espaço para dermatite e coceira. Por isso, recomendo lavar os cabelos com frequência nessa estação, mas deixá-los secar naturalmente antes de prender ou dormir.

Adote uma dica: Uma vez na semana faça uso de um shampoo purificante que equilibra o couro cabeludo e aplique o pré scalp, para equilíbrio geral do microbioma.

Algumas dicas e cuidados pós verão:

  • Procure hidratar e nutrir o cabelo frequentemente. Reequilibrá-lo depois dos danos do verão é importantíssimo para devolver seu brilho e maciez.
  • Evite utilizar secador para não ressecar os fios.
  • Para proteger os fios dos raios ultravioletas, utilize bonés, chapéus ou lenços.
  • Se for lavar o cabelo todos os dias, procure produtos sem agentes nocivos com tensoativos que limpam sem danificar a fibra.
  • Na lavagem dos fios, use sempre água fria ou morna, pois a água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar e aumentar a oleosidade.
  • Não esfregue a região com as unhas, pois pode provocar feridas e até estimular o aparecimento da caspa.
  • A alimentação também influencia na saúde dos cabelos, por isso, inclua em sua dieta alimentos com proteínas, aminoácidos, ômega-3 e 6, substâncias presentes em carnes, ovos, peixes, oleaginosas, cogumelos e laticínios.
  • Beba bastante água, durma bem, medite, respire e aproveite toda a energia que o Sol nos manda nessa época.

Gostaram das nossas dicas? Não se esqueça de acessar o Blog da Slow Beauty para conferir muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *