Como prender o cabelo? Saiba porque não é recomendado prender os fios com elástico

5 dicas de como prender o cabelo de forma saudável

Se você é do time que usa cabelo preso, provavelmente já deve ter se perguntado como prender o cabelo sem quebrar os fios, não é mesmo? Esse é um hábito muito comum na rotina de várias mulheres e, principalmente, durante o verão, tanto por questões de vaidade quanto de praticidade. 

No entanto, o motivo que leva à quebra dos fios não se resume apenas ao ato de prendê-los e sim à frequência, ao material utilizado para isso e à forma como amarramos. Por esse motivo, é essencial aprender como prender o cabelo da maneira correta para manter a saúde das madeixas. 

Ao longo da matéria, você verá a maneira correta de como prender o cabelo para não quebrar, o motivo de não ser recomendado prender o cabelo com elásticos, quais as consequências de dormir com o cabelo preso e algumas dicas de como prender o cabelo de forma saudável. Continue a leitura!

Saiba como prender o cabelo de maneira correta para evitar as quebras e quedas capilares. | Foto: Freepik.

Existe um jeito certo de prender o cabelo? Saiba aqui

Além de tomar cuidado na hora de escolher o elástico certo, é essencial saber como prender o cabelo de maneira correta sem danificar os fios. Caso você opte por um rabo de cavalo ou um coque,  evite torcer as mechas com força e dê no máximo duas voltas no elástico. Se ficar muito apertado, solte um pouco. 

É preciso também ter cuidado na hora de desmanchar o penteado, tenha muita calma e cautela para não puxar vários fios de uma vez só. O ideal é esquecer a pressa e desenrolar apenas uma volta do prendedor antes mesmo de soltá-lo por inteiro. Fazendo isso, você já evita a quebra dos fios na hora de tirar o elástico.

Por que não é recomendado prender o cabelo com elástico

Esqueça os elásticos de borrachas! Esses só prejudicam os fios do cabelo, deixando-os muito mais fracos. O ideal é optar pelas versões revestidas de tecidos, feitas com meias, ou se preferir, recorrer ao uso de grampos.

Se o elástico não for escolhido de maneira correta, seu cabelo pode sofrer com a quebra dos fios. Outra maneira para entender como prender o cabelo sem prejudicar os fios é criar um elástico de meia-calça: Basta cortar a pontinha da meia na altura do pé e enrolá-la até virar um círculo. 

Outra boa opção é o elásticos de seda, que além de não quebrar os fios do cabelo, combate o frizz.

Dormir com o cabelo preso é bom ou ruim? Descubra

Muitas pessoas costumam dormir de cabelo preso para controlar o volume e evitar que ele acorde bagunçado. Mas esse hábito pode trazer graves consequências à saúde do cabelo, pois a força do elástico tensiona a raiz, provocando a queda e a quebra dos fios. 

Para evitar que isso ocorra e entender como prender o cabelo para dormir e não quebrar, procure fazer coques mais baixos e soltos utilizando um elástico de meia, lenços ou faça uma trança baixa e bem solta antes de se deitar.

Como prender o cabelo de forma saudável

Existem algumas formas corretas de amarrar o cabelo na rotina, para que eles permaneçam firmes e fortes. Agora que suas principais dúvidas já foram esclarecidas, confira as 5 dicas de como prender o cabelo de forma saudável, sem causar a quebra ou queda capilar:

1. Utilize acessórios e elásticos de cabelo macios

A primeira etapa em busca de um cabelo saudável, ainda que preso, é apostar nos acessórios corretos. Elásticos ou scrunchies revestidos de tecido são mais gentis e não causam um atrito tão grande quanto aqueles elásticos de borracha, o que diminui as chances de quebra capilar. 

Agora você deve estar se perguntando: e a presilha? Aquelas para enfeitar o cabelo, elas quebram os fios? A resposta é sim. A presilha de metal, principalmente, pode ocasionar a quebra dos fios capilares com muita facilidade, uma vez que ela pressiona os fios fazendo com que eles possam ficar presos em suas ferragens. 

Pensando nisso, prefira o uso de piranhas, que além de lindas, estão em alta. Porém, seu único defeito é que marcam o cabelo, por esse motivo, procure utilizá-las por pouco tempo.

2. Jamais prenda o cabelo molhado, o correto é prender o cabelo seco

Se você precisa prender o cabelo e os fios ainda estão úmidos, espere até que eles sequem completamente. Quando o cabelo é preso ainda molhado (ou úmido) os fios ficam mais frágeis e se quebram com mais facilidade, do que se eles estivessem secos.

3. Aperte o suficiente ao prender o cabelo 

Ao amarrar os cabelos, a tendência é deixar o elástico bem apertado para ele não descer e o penteado sair. No entanto, isso pode deixar os fios ainda mais quebradiços. Não exagere, dê duas voltas, no máximo, para amarrar. Lembre-se que, se ainda não for suficiente, você pode trocar de acessório e tentar novamente. 

O primeiro sinal de que o cabelo está bem preso, em excesso, são os olhos repuxados. Além disso, a dor de cabeça também é um sinal mais que evidente de que os fios estão amarrados com muita força.

4. Durma com o cabelo solto

Embora pareça mais prático dormir de cabelo preso, dormir com o cabelo solto é a opção mais saudável para o seu cabelo. Isso evita as quebras em excesso e até as quedas capilares. Se possível, utilize uma fronha de cetim ou seda, para diminuir o atrito dos fios de cabelo com o travesseiro – o que evita de acordar com frizz.

5. Varie nos penteados

Caso você precise estar sempre de cabelos presos, seja por praticidade, trabalho ou qualquer outro motivo, aproveite a oportunidade para trocar de visual e aumentar ainda mais o seu repertório, além do rabo de cavalo e coque. 

Hoje em dia, é possível encontrar vários tutoriais de penteados lindos e práticos na internet. Desde os presos com grampos, presilhas, tranças mais soltinhas, semi presos e até aqueles penteados mais despojados, deixando o cabelo longe do rosto e rendendo looks muito estilosos. 

Gostou do artigo? Agora que você já sabe como prender o cabelo de maneira correta, não deixe de conhecer os produtos do Slow Beauty para cuidar da saúde capilar.