Como lavar o cabelo corretamente? Conheça o método “Lavar Saudável” de Cris Dios

Descubra como lavar o cabelo corretamente e conheça o método “Lavar Saudável” de Cris Dios

Com certeza você já ficou na dúvida ou se perguntou qual é a maneira certa de lavar o seu cabelo. Apesar de muitos acreditarem que a resposta está relacionada apenas aos produtos profissionais, o modo como se lava o cabelo faz toda diferença. Então, como lavar o cabelo?

Usar água morna ou fria nos fios, fazer uma massagem gentil com o shampoo por toda a superfície do couro cabeludo e esperar o condicionador agir nas mechas são apenas algumas dicas essenciais para saber como lavar o cabelo do jeito certo.

Neste artigo, vamos te ensinar como lavar cabelo orgânico. Vamos destacar o passo a passo da lavagem, explicando como ela deve ser feita, além de ensinar truques do método “Lavar saudável” e esclarecer um mito sobre lavar o cabelo. Confira como manter seu cabelo hidratado, bonito e saudável.

 

Entenda como lavar o cabelo de forma correta. | Foto: Acervo Pessoal

Passo a passo de como lavar o cabelo 

Quer aprender o jeito correto de como lavar o cabelo? Acompanhe o passo a passo que separamos para você.

1- Regule a temperatura da água: tente lavar sempre com água morna ou fria, pois o calor excessivo contribui para o ressecamento dos fios;

2- Aplique um pouco de shampoo somente na raiz do cabelo e não exagere na quantidade;

3- Não esfregue o cabelo com força, massageie com gentileza e com movimentos circulares;

4- Aplique o condicionador só no comprimento e nas pontas do cabelo. Assim como no shampoo, não exagere na quantidade;

5- Utilize um pente para desembaraçar as mechas do cabelo com cuidado;

6- Enxágue bem o cabelo, eliminando todo o resíduo e dando um último enxágue com água fria.

Conheça o método “Lavar saudável” da Cris Dios

Para saber como lavar o cabelo corretamente em casa, a especialista Cris Dios ressalta que é importante escolher os produtos ideais e saber utilizá-los corretamente. Além disso, o método “Lavar saudável” inclui a diluição do shampoo.

Abaixo, vamos usar como exemplo um cabelo com raiz oleosa e os fios mais secos para mostrar como seria a lavagem ideal dele, utilizando o método “Lavar saudável”. Confira.

Passo 1: diluir o shampoo

O shampoo é um líquido concentrado. Por isso, é importante misturá-lo com água antes de aplicar no seu cabelo. Então, pegue uma cumbuca, coloque 1 medida de shampoo, acrescente 2 medidas de água e misture com o dedo.

Quando você aplica o shampoo diretamente no seu couro cabeludo, ele não higieniza todas as partes e ainda é mais difícil de tirar depois. Portanto, não esqueça de diluir antes de aplicar

Passo 2: usar tipos de shampoo diferentes

Primeiro, você deve aplicar somente no couro cabeludo um shampoo para a raiz que você diluiu em água anteriormente. Quando você for enxaguar o cabelo, a água que escorrer já irá fazer uma boa higienização dos fios.

Segundo, você vai repetir o passo 1, mas agora com um shampoo diferente, focado nos fios do seu cabelo. Esse shampoo também deve ser aplicado no couro e uns dois dedos para baixo. O shampoo nunca deve ser aplicado na ponta do cabelo.

Depois de aplicar e massagear o cabelo, enxágue e deixe a água escorrer.

Passo 3: aplicar máscara

Se você tem o hábito de aplicar máscara no seu cabelo, esse é o momento. Ela deve ser aplicada entre o shampoo e o condicionador. Mesmo utilizando a máscara, é fundamental aplicar o condicionador depois, pois ele é responsável por selar os fios.

Passo 4: diluir e aplicar o condicionador

Usando máscara ou não, o condicionador deve ser utilizado na lavagem do seu cabelo. Siga o passo 1 novamente, colocando em uma cumbuca 1 medida de condicionador e 2 de água para diluí-lo. Ao contrário do shampoo, que deve ser aplicado somente no couro cabeludo, o condicionador deve ser utilizado somente nos fios.

Nesse passo, você também pode aproveitar para desembaraçar o cabelo, enquanto ele ainda está com o condicionador. É importante desembaraçar com cuidado, começando sempre de baixo para cima. Depois, enxágue.

Aplicação do condicionador nos fios é parte de como lavar o cabelo corretamente. | Foto: Acervo Pessoal

Passo 5: último enxágue

Além de usar água gelada durante a lavagem do seu cabelo, no último enxágue, é bom utilizar água mineral ou filtrada gelada também, já que elas não têm tantos aditivos químicos. Assim, seu cabelo fica mais brilhoso e também reduz problemas de queda e oleosidade

Dez mandamentos

Crios Dios, além do método “Lavar saudável”, ensina também dez mandamentos que as pessoas devem seguir, quando o assunto é cabelo. Veja abaixo:

1 – Dilua sempre o xampu e condicionador antes de usar no couro cabeludo e fios;

2 – Desembarace o cabelo com amor e respeito;

3 – Cuide do couro cabeludo.

4 – Evite o uso excessivo de chapas e babyliss. Quando utilizar o secador, mantenha uma distância segura dos fios;

5 – Faça escolhas de produtos de forma consciente para si e para o planeta, dando preferência a itens naturais e orgânicos.

6 – Faça um processo químico de cada vez, quando for realizá-lo no mesmo dia;

7 – Faça o último enxágue com água mineral ou filtrada;

8 – Ame e cuide do cabelo;

9 – Tenha bons hábitos e escolhas, como uma alimentação saudável, pratique atividade física, beba bastante água, durma 8 horas por dia e não fume;

10 – Tenha paz de espírito e bons pensamentos.

Mito ou verdade: pode lavar o cabelo todo dia?

Uma dúvida frequente é sobre de quanto em quanto tempo pode ser feita a lavagem do cabelo. Nesse sentido, alguns acham que lavar o cabelo todos os dias é prejudicial. Porém, especialistas esclarecem que o hábito de lavar o cabelo todo dia é uma higiene como outra qualquer e não traz prejuízos aos fios.

Algumas pessoas optam por lavar um dia sim, um dia não e isso também não tem problema. O importante é sentir como está seu cabelo e planejar o melhor esquema de frequência para lavá-lo.

 

Como lavar o cabelo: quantas vezes lavar o cabelo. | Foto: Istock.

Gostou das nossas dicas de como lavar o cabelo? Quer ter os produtos certos em sua casa? O Slow Beauty, empresa focada em beleza e produtos veganos, pode te ajudar. Com o Slow Beauty, além de ter os produtos ideais para lavar seu cabelo, você encontra marcas que respeitam o meio ambiente e têm valores de cuidado social. Clique aqui e saiba mais.